sexta-feira, 14 de maio de 2010

Apresentanto a Action RPG Lib

A idéia de fazer a Action RPG Lib surgiu depois da minha insatisfação com a falta de jogos de Action RPG 2-player para Super Nintendo. Há algum tempo atrás eu e minha namorada jogamos Seiken Densetsu 3 e ficamos maravilhados com o jogo. Ele tem uma ótima história, vários personagens e grande jogabilidade além de gráficos muito legais. Mas o que eu vim a descobrir depois que o que realmente faz desse jogo único em sua categoria é o 3-player que Seiken Densetsu 3 tem. Após várias buscas e vários fóruns descobri que não existe outro RPG de Super Nintendo 2-player e mesmo em outros consoles como PSX e PS2 é muito raro. E pelas buscas e fóruns da net acabei por descobrir que tem muita gente que quer um “RPG co-op for SNES” assim como eu.

ACTION RPG LIB

Preview
Fazer uma coleção de bibliotecas que possam ser usadas para o desenvolvimento de jogos de Action RPG 2D.

Objetivos
A biblioteca deve tratar dos Gráficos, sons, entrada e a lógica dos jogos;
Prover funcionalidades para diferentes tipos de Action RPGs 2D;
Manter alta coesão e acoplamento fraco;
Partir de um projeto simples, mas com facilidade de alterar e adicionar funcionalidades.

Primeiras escolhas
O projeto será desenvolvido em C++;
O conceito de POO deve ser bem utilizado;
A SDL será utilizada para tratar dos gráficos, sons e entrada;
A linguagem de script Lua deve ser usada para IA e outras funcionalidades(ainda não definidas);
A lógica deve ser cuidadosamente desenvolvida independente da SDL e da Lua.
A biblioteca será Component-Based

Descrição dos sistemas
  1. Arquivos
    Haverá um arquivo principal que vai conter valores das constantes que deve ser aberto na inicialização da biblioteca. O uso do arquivo é importante porque assim não será necessário recompilar tudo ao se alterarem valores. Muito útil para testes.
    Cada personagem e cada cenário terão arquivos com valores relativos.
  2. Gráficos
    A ideia inicial é fazer um sistema de jogos 2D ortogonal.
    Os cenários devem ser construídos por tilesets e os personagens serão charsets. Não deve haver restrição para tamanho dos tiles nem tamanho nem tipo de charset.
  3. Sons
  4. Entrada
    A classe de entrada deve ser feita de modo flexível. O jogador deve poder alterar as teclas para maior conforto do mesmo. Também deverá ser implementado o Joypad.
  5. Multiplayer
    A primeira ideia é fazer single player mas com possível ampliação para 2-players. No futuro deve ser implementado também a possibilidade de jogo multiplayer por TCP/IP.
  6. Logs
    Deverá existir um sistema de logs que vai conter todos os erros e algumas saídas da biblioteca para poder ser sempre melhorada.

Classes Principais
  1. A classe de manipulação de arquivos será responsável por abrir, interpretar e fechar todos os arquivos do jogo, de txt até imagens.
  2. A classe gráficos terá uma coleção de imagens e será responsável pela saída de vídeo do jogo.

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